Wikipédia:Tabelas musicais – Wikipédia, a enciclopédia livre

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Esta recomendação providencia informações sobre a adequação da inclusão de tabelas (paradas) musicais[nota 1] nas páginas da Wikipédia lusófona. São notórias todas as tabelas musicais que sigam os critérios abaixo, comprovando a metodologia utilizada para a sua análise. Para informações de formatação de tabelas, consulte Ajuda:Guia prático/Tabelas.

Normas gerais

[editar código-fonte]

Tabelas apropriadas

[editar código-fonte]

A inclusão de uma certa tabela musical é normalmente apropriada caso cumpra as seguintes características:

  1. Publicadas por uma fonte reconhecida e de confiança. Isto inclui qualquer afiliada da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, todas as versões da revista Billboard, ou qualquer outra organização com o apoio da Nielsen SoundScan. Empresas de monitorização nacional, tais como Crowley Broadcast Analysis do Brasil ou Monitor Latino do México, também são fontes legítimas;
  2. Abrange vendas ou reproduções radiofónicas de múltiplas fontes.

Tabelas dependentes/componentes

[editar código-fonte]

As tabelas musicais estão normalmente relacionadas umas às outras matematicamente. Por exemplo, a Billboard Hot 100 deriva das ponderações entre a Billboard Hot 100 Airplay e Billboard Hot 100 Sales, isto significa que na grande maioria dos casos, pode presumir-se que qualquer canção que entre na Billboard Hot 100 tenha entrado nas outras duas tabelas, tornando redundante a sua inclusão na página. Em casos incomuns, as tabelas subordinadas podem ser mencionadas, como por exemplo, caso um single não tenha recebido audiência por parte das estações de rádio devido a conteúdos impróprios, mas que ainda assim tenha atingido uma posição elevada devido às vendas. Este seria um caso de exceção suficiente para merecer potencial destaque.

Tabelas de um único fornecedor

[editar código-fonte]

Tabelas que avaliam material de um único fornecedor são geralmente inadequadas para inclusão. No entanto, podem, ocasionalmente, ser mencionadas em prosa no artigo se circunstâncias especiais o justificarem. "Circunstâncias especiais" incluem controvérsias notáveis de alegada manipulação, ou casos em que os requisitos de elegibilidade impedem que as tabelas musicais principais reconheçam um determinado número de vendas. Isto incluiria, por exemplo, o ressurgimento notável de procura a produtos de Michael Jackson após o seu falecimento, quando maior parte das regras impediam a sua contagem para creditar uma posição nas tabelas de música. Da mesma forma, algumas tabelas que representam o país de origem do artista (note-se que pode significar país de origem, de residência, nacionalidade oficial ou qualquer outro país em que o músico tenha vivido parte substancial da sua vida) ou lançamentos com forte ligação ao país de origem (ex: Eurovisão), podem ser incluídas caso outras tabelas musicais adequadas não tenham sido localizadas.

Certificações

[editar código-fonte]

As certificações devem ser referenciadas diretamente pelas organizações para esse propósito, a maioria das quais oferece a função de pesquisa na sua base de dados. Quando os dados não estiverem disponíveis, podem ser usadas outras fontes fidedignas, mas é aconselhável incluir a ligação direta para a empresa que concedeu o galardão. Muitos dos artigos populares da imprensa podem conter frases como "... tornou-se ouro/platina" com base num valor de vendas, quando, na verdade, a agência ainda não as verificou na totalidade nem garantiu a certificação.

Trajetórias

[editar código-fonte]

A trajetória de uma canção/álbum não deve ser incluída no artigo, pois a Wikipédia não é um repositório desordenado de informações. As trajetórias das posições podem ser mencionadas no texto da secção adequada se houver razão para tal (por exemplo, uma canção estreou na 100.ª posição, e na semana seguinte subiu para a primeira). Não deve ser incluída uma rotina de dados, bastará informar o leitor sobre o lugar de estreia e o número de permanência na posição mais alta e/ou total do histórico da tabela.

Tabelas musicais obsoletas

[editar código-fonte]
  • Amazon: Tabelas de música referentes apenas a um fornecedor não devem ser utilizadas.
  • ARC Weekly Top 40: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Argentina Top 40: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Argentina Top 100 no argentinatop100.com.ar: Tabela anónima, sem explicação dos seus métodos de análises ou fontes.
    Nota: pode encontrar uma tabela de álbuns válida na Argentina em capif.org.ar.
  • The Big Top 40 Show: Baseado nos dados fornecidos pela iTunes Store.
  • Brasil Hot 100/Hot 100 Brasil: O artigo sobre esta tabela foi eliminado por votação devido à falta de notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Brazilian Singles Chart do allcharts.org é baseada na "Hot 100 Songs and Tracks" da Brasil Hot 100.
  • Bulgarian National Top 40: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
    Nota: a tabela musical em αCharts.co é baseada na acima indicada.
    Nota: uma tabela legítima da Bulgária pode ser encontrada aqui.
  • Chile Hot 100: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Chilean Singles Chart: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Colombia Top 100: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Croatian Singles Chart em ehot50.blog.hr: fontes baseadas em blogues.
  • Euro 200/APC-stats: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
    Nota: as tabelas seguintes são cópias da acima indicada:
  • Greek Hot 75, Greek Dance, Greek Hype, Greek Pop, Greek Rock, Greek R&B & Latin, Greek Radio1 DJs: Estas tabelas a partir de www.radio1.gr são analisadas através de um único fornecedor.
  • Hit Parade Brasil, As 40 da Cidade FM: Tabelas musicais que apenas avaliam as reproduções através da própria estação de rádio.
  • Hungary Editor's Choice Top 40 em MAHASZ. A Editors' Choice Top 40 não deve ser utilizada por ser uma lista elaborada por críticos profissionais, e não são avaliadas através das vendas ou reproduções em rádios.
  • Italian Singles no αCharts.co: ver Euro 200/APC-stats.
  • iTunes: Tabelas de música referentes apenas a um fornecedor não devem ser utilizadas.
  • Latin Areschart: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Latvian Airplay Top, Latvian Singles Chart: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Los 40 Principales: Tabelas de música referentes apenas a um fornecedor não devem ser utilizadas.
  • México Top 100: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • MYX Hit Chart, MYX Daily Top 10, Pinoy MYX Countdown: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Odyssey Albums Chart: Tabelas de música referentes apenas a um fornecedor não devem ser utilizadas.
  • Polish National Top 50: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
    Nota: uma tabela musical de álbuns da Polónia pode ser encontrada em olis.onyx.pl.
  • Portuguese Singles no αCharts.co: ver Euro 200/APC-stats.
  • Radio Disney: Tabelas musicais avaliadas a partir de contagens decrescentes não devem ser utilizadas, pois não se baseiam em vendas nem reproduções de rádio.
  • Russian Airplay Chart no Tophit.ru: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • Tokio Hot 100: Tabelas de música referentes apenas a um fornecedor não devem ser utilizadas.
  • Top Latino: Sem notabilidade e metodologia duvidosa.
  • United World Chart/Global Top 40 Albums: O artigo sobre esta tabela foi eliminado por votação devido à falta de notoriedade e metodologia duvidosa.
  • Contagens decrescentes por Viacom/MTV Networks (VH1 VSpot e CMT Top 20 Countdowns): Ambos os programas utilizam uma mistura de contagem de reproduções nas rádios e popularidade com uma pequena pesquisa para compilar as suas listas.
  • World Albums Top 40/World Singles Top 40: Estas listas no acharts.co são baseadas na United World Chart.

Fontes a evitar

[editar código-fonte]
Nota: A lista que se segue foi composta através da falta de informações dos sítios sobre a metodologia utilizada para avaliar as posições apresentadas.

Tabelas musicais recomendadas

[editar código-fonte]

As tabelas musicais que se seguem são recomendadas para inclusão, contudo alguns arquivos dessas tabelas são especificamente obsoletos. Acredita-se que a lista abaixo cumpre todos os requisitos para a inclusão das fontes, com arquivos licenciados de posições que permitem a referência estável e confiável.

Algumas tabelas de música não estão incluídas nesta lista, principalmente devido a problemas de arquivamento. A Romanian Top 100, por exemplo, parece ser de confiança, mas não existe nenhum arquivo para pesquisa sobre as posições alcançadas. Estas tabelas podem ser incluídas, desde que forneçam uma fonte fiável de informação.

Legenda para os arquivos
Símbolo Descrição
Licença oficial. Todas as tabelas neste sítio são oficiais e estão licenciadas apropriadamente.
Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Não foram detectados problemas com este arquivo. Contudo, utilizar uma referência oficial é geralmente preferível, podendo utilizar este arquivo como uma conveniência necessária apenas. Artigos destacados e bons não devem possuir ligações para arquivos sem licença, e devem utilizar fontes oficiais e licenciadas sempre que possível.
Atenção: fonte problemática. Evite. A tabela musical parece ter sido arquivada corretamente, mas existem problemas que cercam este sítio e que o tornam questionável. A utilização desta ligação é desencorajada e os editores são aconselhados a alterar para uma referência mais fiável.
Não! Não use este arquivo. As tabelas musicais foram arquivadas incorretamente ou são retiradas de uma fonte duvidosa. Não podem ser utilizadas como referência.
País Tabelas musicais Arquivos Comentário(s)
Álbuns Canções
Vendas Certificações Vendas Audiência nas rádios Certificações αCharts.co Chart-Surfer.de Top40-Charts.com Hung Medien
Alemanha GfK BVMI GfK Nielsen
Radio Monitor Top 100
BVMI Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial. Substitua "Suchen" pelo texto pretendido no canto superior direito do site e aperte "enter" para pesquisar o histórico de posições alcançadas.
Argentina CAPIF [ligação inativa] CAPIF(desde 2000) Não! Não use este arquivo. Apenas tabela musical mensal é arquivada, denominada como "Ranking Mensual".
Austrália ARIA
Hung Medien
ARIA (desde 1990)
ARIA Charts (desde 2019)
ARIA
Hung Medien
ARIA (desde 1990)
ARIA Charts (desde 2019)
Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial. Um arquivo de tabelas musicais individuais pode ser encontrado em http://pandora.nla.gov.au/tep/23790 . Não é permitida a pesquisa, mas este é o único arquivo que preserva as posições de 51 a 100.
Áustria Austria Top 40
oe3.ORF.at
Hung Medien
IFPI (desde 1990) Austria Top 40
oe3.ORF.at
Hung Medien
IFPI (desde 1990) Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial.
Bélgica
(Flandres)
Ultratop Ultratop (desde 1995) Ultratop Ultratop (desde 1995) Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Não! Não use este arquivo. Licença oficial.
Bélgica
(Valónia)
Ultratop Ultratop Não! Não use este arquivo. Licença oficial.
Brasil Pro-Música (até 2017)
Billboard [ligação inativa] (até 2019)
Pro-Música (desde 1990) Ver notas
Crowley Broadcast Analysis
Pro-Música (desde 2008)
Billboard Brasil [ligação inativa] (até 2019) (semanal)
Não! Não use este arquivo. As tabelas musicais Hot 100 Airplay e Hot Pop Songs da revista Billboard Brasil eram aceitáveis, mas não possuíam arquivo disponível. Podiam ser incluídas apenas por referência da revista em papel, não via on-line.[nota 2] As tabelas da Crowley Broadcast Analysis podem ser gravadas através do Wayback Machine ou de outro serviço semelhante, pois passado oito semanas os PDF são eliminados.
Bulgária Nielsen [ligação inativa] Não! Não use este arquivo. Não! Não use este arquivo. Não se conhecem tabelas musicais de álbuns ou canções oficiais para este país.
Canadá Nielsen [ligação inativa]
Billboard
Music Canada Nielsen [ligação inativa] Nielsen [ligação inativa] Music Canada O acharts.co arquiva apenas a tabela Canadian Hot 100. As vendas estão arquivadas através da Billboard.
Billboard Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite.
RPM RPM RPM contém informações desde 1964 a 2000.
Coreia do Sul Circle Chart (desde 2010) Circle (desde 2018) Circle Chart (desde 2010) Circle (desde 2018) Existe um menu no topo a preto que representa todas as tabelas musicais. A primeira: Digital ; Segunda: On-line; Terceira: Telemóvel; Quarta: Álbuns. As tabelas devem ser gravadas através do Wayback Machine ou de outro serviço semelhante, pois é necessário que seja um utilizador registado para conferir as posições alcançadas.
Croácia HDU HRTOP20
Dinamarca IFPI
Hung Medien
IFPI (desde 2001)
IFPI (desde 2011)
IFPI
Hung Medien
IFPI IFPI (desde 2007)
IFPI (desde 2011)
Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial. O IFPI e Hung Medien contêm somente arquivos a partir de 2001. Antes do ano 2001 não são conhecidos arquivos na Internet.
Eslováquia IFPI IFPI IFPI
Espanha PROMUSICAE
El portal de Música
Hung Medien
PROMUSICAE
El portal de Música
PROMUSICAE
El portal de Música
Hung Medien
PROMUSICAE
El portal de Música
PROMUSICAE
El portal de Música
Antes de 12 de Janeiro de 2009, as tabelas musicais publicadas na Promusicae, www.spanishcharts.com, e no acharts.co eram idênticas, todas avaliavam as vendas físicas. Depois dessa data, a Promusicae começou a publicar uma tabela mais abrangente, o que efetivamente incluía descargas, mas os sítios acharts.co e www.spanishcharts.com apenas publicavam a tabela física. Isto significa que para as músicas lançadas antes de 12 de Janeiro de 2009, não pode ser usada uma fonte qualquer. Spanishcharts.com / acharts.co só devem ser usados para informações após essa data.
Estados Unidos Billboard RIAA Billboard Billboard RIAA Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite.
Estónia R2 Eesti müügitabel
(até 2014)
Embora a Raadio 2 poste as listas a partir da 18.ª semana de 2011, edições anteriores podem ser conferidas através de portais de notícias e as arquivadas aqui.
Finlândia Musiikkituottajat – IFPI Finland
Hung Medien
IFPI
(até 2015)
Musiikkituottajat – IFPI Finland
Hung Medien
IFPI IFPI
(até 2015)
Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial. Pesquisa disponível em ifpi.fi. Clique em "Albumit - viikko xx/xxxx »" para álbuns ou "Singlet - viikko xx/xxxx »" para singles. Também existe uma tabela digital em latauslista.fi, mas deve ser tratada como uma componente, ou seja, utilizada apenas caso a canção não entre na principal.
França SNEP
Hung Medien
InfoDisc
SNEP
InfoDisc
SNEP
Hung Medien
SNEP SNEP
InfoDisc
Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial. No sítio da SNEP, as tabelas musicais podem ser consultadas na secção "Les Tops". Já no sítio da InfoDisc, você deve pesquisar o artista desejado e selecioná-lo para consultar as certificações de singles e álbuns, bem como suas melhores posições alcançadas.
Grécia IFPI 
Hung Medien [ligação inativa]
IFPI
(até 2012)
IFPI IFPI IFPI Não! Não use este arquivo. Licença oficial. As tabelas devem ser arquivadas no Wayback Machine, pois toda semana são atualizadas. Nas tabelas arquivadas no Wayback Machine é possível consultá-las na coluna "Awards", onde G=Gold (Ouro), P=Platinum (Platina) e 2P=2x Platina etc.
Hungria MAHASZ MAHASZ (desde 2000) MAHASZ MAHASZ MAHASZ Não! Não use este arquivo. Arquivos em MAHASZ.
Irlanda IRMA
OCC
IRMA (2005-2013) IRMA
OCC
Radio Monitor Top 100 Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Arquivos em IrishCharts.ie.
Itália FIMI
Hung Medien
FIMI FIMI
Hung Medien
FIMI Não! Não use este arquivo. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial. Arquivos em FIMI. NOTA: O site da FIMI exibe tabelas na íntegra com as melhores posições de álbuns e singles, enquanto o Hung Medien mostra apenas as 20 primeiras posições de cada tabela.
Japão Oricon
Billboard
RIAJ (Gold/Platinum) (desde 2003)
RIAJ (Million)
Oricon
Billboard
RIAJ Digital Track Chart

Billboard [ligação inativa]
RIAJ (Gold/Platinum) (desde 2003)
RIAJ (Million)
Japan Hot 100 Singles
México AMPROFON
Hung Medien [ligação inativa]
AMPROFON (desde 1999) Mexican Airplay AMPROFON Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Licença oficial. As tabelas devem ser arquivadas manualmente, pois são regularmente atualizadas.
Noruega VG-lista
IFPI
Hung Medien
IFPI (1993-2011)
IFPI (desde 2011)
VG-lista
IFPI
Hung Medien
IFPI
IFPI (1993-2011)
IFPI (desde 2011)
Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial. Arquivo completo (excepto Midprice e Airplay) em VG-lista
Nova Zelândia RMNZ
Hung Medien
RMNZ
Radioscope (2007-2011)
RMNZ
Hung Medien
RMNZ
Radioscope (2007-2011)
Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial.
Países Baixos NVPI
GfK
NVPI NVPI
GfK Dutch Single Top 100
NVPI Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial.
Dutch Top 50
Polónia OLiS (2000-2023)
OLiS (desde 2023)
ZPAV – Ouro
ZPAV – Platina (1995-2023)
ZPAV- Diamante (2000-2023)
OLiS
Nielsen Top 5 (archive)
OLiS
ZPAV – Ouro
ZPAV – Platina
ZPAV- Diamante (2015-2023)
OLiS
Não! Não use este arquivo. Não! Não use este arquivo.
Portugal AFP [ligação inativa]
Audiogest
Hung Medien
A&E (2004-2012)
AFP (2007-2010)
Audiogest (desde 2018)
AFP [ligação inativa]
Audiogest
Hung Medien
A&E [ligação inativa]
Audiogest
Audiogest (desde 2018) Não! Não use este arquivo. Não! Não use este arquivo. Licença oficial. Tabelas musicais a partir de 2018 podem ser consultadas na secção "Tops Musicais".
Reino Unido OCC BPI OCC Radio Monitor Top 100 BPI Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Arquivos em The Official Charts Company.
República Checa IFPI IFPI IFPI Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença.
Rússia 2m-online [ligação inativa]
Suécia IFPI
Hung Medien
IFPI IFPI
Hung Medien
IFPI Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial. A ligação direta às tabelas musicais em Sverigetopplistan charts não é possível devido ao Javascript. Em vez disso, deve-se inserir o nome do artista na caixa de pesquisa e clique em "Sok".
Suíça Hung Medien Hung Medien (desde 1989) Hung Medien Hung Medien Hung Medien (desde 1989) Ligação apenas por conveniência, possivelmente sem licença. Atenção: fonte problemática. Evite. Licença oficial.
País Tabelas musicais Arquivos Comentário(s)
Álbuns Canções
Vendas Certificações Vendas Audiência nas rádios Certificações αCharts.co Chart-Surfer.de Top40-Charts.com Hung Medien

Tabelas musicais aceitáveis

[editar código-fonte]

As seguintes tabelas musicais são aceitáveis e o seu uso é recomendado por terem fontes fiáveis. Contudo, estas tabelas não possuem uma base de dados pesquisável ou são arquivadas na sua página oficial. Para prevenir ligações inactivas, a fonte deve ser manualmente arquivada através do WebCitation ou outro serviço semelhante.

País Tabelas musicais Comentário(s)
Álbuns Singles
Vendas Certificações Vendas Audiência nas rádios Certificações
África do Sul EMA Ver também: Entertainment Monitoring Africa
Colômbia National-Report Utilize apenas "Top Nacional".
México Monitor Latino
Não fazer confusão com a Mexican Airplay publicada pela Billboard.
Venezuela Record Report
País Tabelas musicais Comentário(s)
Álbuns Singles
Vendas Certificações Vendas Audiência nas rádios Certificações

Tabelas da Billboard

[editar código-fonte]

A revista dos Estados Unidos Billboard possui diversas tabelas musicais, mas nem todas devem ser incluídas. Por exemplo, a Digital Songs avalia as músicas mais vendidas digitalmente, ou seja, não cumpre a mesma função da Hot 100 que compila as vendas digitais, físicas e audiência nas rádios norte-americanas. Portanto, algumas das tabelas musicais devem ser utilizadas somente quando a canção não entrar na principal. Segue abaixo uma lista para auxiliar no uso das tabelas de música da Billboard:

Condição Tabelas musicais aplicáveis
As tabelas musicais à direita podem ser incluídas, independentemente do uso de outras →
Poderá adicionar as seguintes tabelas se cumprirem as condições establecidas.
Se a canção não entrou na
Billboard Hot 100 pode adicionar as seguintes →
Se a canção não entrou na
Hot Dance Club Songs pode adicionar as seguintes →
Se a canção não entrou na
Hot Latin Songs pode adicionar as seguintes →
Se a canção não entrou na
Pop Songs pode adicionar as seguintes →
Se a canção não entrou na
R&B/Hip-Hop Songs pode adicionar as seguintes →
Se a canção não entrou na
Rock Songs pode adicionar as seguintes →

Nielsen SoundScan International

[editar código-fonte]

Maior parte dos países, nomeadamente Portugal, também têm uma tabela digital compilada pela Nielsen SoundScan International e publicada na revista Billboard na página "Hits of the World".

Notas

  1. "Tabelas musicais" é o termo utilizado na versão europeia da língua portuguesa. "Paradas" e/ou "paradas musicais" têm o mesmo significado.
  2. A Billboard Brasil encerrou suas atividades em 2019; consequentemente, sua revista saiu de circulação e seu site foi desativado, não sendo mais possível, portanto, visualizar tabelas musicais do país através desses meios.