Shakshuka – Wikipédia, a enciclopédia livre
Shakshuka (em árabe: شكشوكة) é um prato da culinária do Oriente Médio.[1] No Brasil também é chamado de: "Ovos do Purgatório".
O xacxuca é uma espécie de ratatouille, normalmente coberta com ovos batidos, muitas vezes considerada o prato nacional da Argélia, embora seja popular também nos países vizinhos, enquanto que os judeus que saíram do Magreb para Israel fizeram desta iguaria um prato muito popular para o pequeno-almoço. [2] Os ingredientes principais são tomate, cebola e pimento fritos em azeite, mas existem variações, algumas regionais, que utilizam muitos outros ingredientes, principalmente de vegetais, como batata, beringela, azeitona e outros. Não confundir com chakhchoukha, igualmente um prato típico da Argélia, composto por pedaços de pão achatado misturados com um guisado de carne e grão-de-bico.
Uma receita aconselha a aquecer óleo com páprica até o corar e juntar cebola e alho até a cebola ficar cozida, mas sem mudar de cor; acrescentar tomate e mexer, mas sem o deixar cozer, depois o pimento, água, sal e pimenta e deixar cozer a fogo brando em recipiente tapado. Fazer “ninhos” na mistura para deitar neles ovos inteiros para ficarem escalfados. Servir com pão ou arroz. [3]
Algumas variações incluem cominhos fritos no óleo, antes de deitar a páprica, ou coentro moído, ou ainda harissa ou malagueta, junto com a cebola. Camarão fresco, merguez (uma salsicha típica da Argélia) ou azeitonas e alcaparras podem também ser adicionados ao molho, antes ou em vez dos ovos. Em termos de vegetais, pode juntar-se beringela ou batata em pequenos pedaços, quando se estiver a cozinhar o pimento. No final, pode servir-se com ovos cozidos ou atum enlatado.
Referências
- ↑ Claudia Roden, The new book of Middle Eastern food, p. 168
- ↑ (em inglês) Culinária da Argélia no site Whats4Eats.com
- ↑ Receita de chakchouka no site Whats4Eats.com