Zdzisław Stanisław Błaszczyk – Wikipédia, a enciclopédia livre

Zdzisław Stanisław Błaszczyk (Dom Tiago )
Bispo da Igreja Católica
Bispo-auxiliar do Rio de Janeiro

Título

Bispo titular de Aulona
Hierarquia
Papa Francisco
Arcebispo metropolita Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist.
Atividade eclesiástica
Diocese Arquidiocese do Rio de Janeiro
Nomeação 4 de dezembro de 2019
Mandato 2019 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 14 de maio de 1994
Catedral de Wawel
por Dom Franciszek Cardeal Macharski
Nomeação episcopal 4 de dezembro de 2019
Ordenação episcopal 25 de janeiro de 2020
Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro
por Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist.
Lema episcopal "Duc in altum"
("Ir mais profundo")
Brasão episcopal
Dados pessoais
Nascimento Gdów
8 de agosto de 1969 (55 anos)
Nacionalidade polonês
Progenitores Mãe: Wanda Blaszczyk
Pai: Boleslaw Blaszczyk
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Zdzisław Stanisław Błaszczyk (Gdów, 8 de agosto de 1969) é um bispo católico polonês. É bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Dom Zdzisław Stanisław Błaszczyk, conhecido como Dom Tiago Stanislaw, é filho Boleslaw Blaszczyk e Wanda Blaszczyk, nascido em 8 de agosto de 1969, Gdów, em Malopolska, Polônia.

A sua ordenação diaconal foi aos 8 de maio de 1993, em Cracóvia, pelo Cardeal Franciszek Macharski, sua Ordenação Presbiteral em 14 de maio de 1994 (25 anos), em Cracóvia, pelo Cardeal Franciszek Macharski e sua ordenação episcopal no Rio de Janeiro em 2020.

Formação Eclesiástica: Filosofia pela Papieska Akademia Teologiczna (1988-1990); Teologia na Papieska Akademia Teologiczna (1990-1994) Mestrado em Teologia/Psicologia com a tese: “O Padre na opinião dos Jovens” (1990).

Como sacerdote, exerceu os seguintes ofícios na Arquidiocese do Rio de Janeiro: Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema (nomeado em abril 2001); Vigário Paroquial na Paróquia São Judas Tadeu, em Bangu (nomeado em julho 2001); Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Bangu (nomeado em dezembro 2004); Pároco da Paróquia São Pedro do Mar, no Recreio dos Bandeirantes (nomeado em abril 2013).

Atualmente, Dom Zdzislaw Stanislaw Blaszczyk (Dom Tiago) é Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

No dia 4 de dezembro de 2019 foi nomeado bispo titular de Aulona in Albania e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro.[1][2]

Recebeu a ordenação episcopal no dia 25 de janeiro de 2020, sendo o sagrante principal Dom Orani João Tempesta e sendo co-ordenantes Dom Stanilaw Jaw Dziwisz, Arcebispo Emérito de Cracóvia e Dom Roque Souza Costa, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro

Lema: DUC IN ALTUM

Insígnias episcopais: Chapéu prelatício com borlas pendentes de cor verde e a cruz pastoral dourada.

Escudo: A figura do "M" de Maria, que no mistério da Salvação soube responder "sim" à vontade de Deus: "Faça-se em mim segundo a Tua Palavra!" (Lc 1,38); a coroa enaltece a figura de Maria como mãe, Rainha do céu e da Terra, Rainha dos Apóstolos e rainha da vida da vida de Dom Thiago. A cor azul representa o meio espiritual, a vida plena em Deus e Nossa Senhora.

O próprio barco, que lembra o lema "Duc In Altum", simboliza também a Igreja. A vela cheia simboliza a ação do Espírito Santo na Igreja, é quem faz com que o barco avance.

O sol sobre o barco enfatiza a presença de Cristo, que ilumina e conduz nossos passos no cumprimento da vontade de Deus, "sol e escudo é Deus! (Sl 84,12), tendo pelo Cristo em sua tríplice missão: ensinar, santificar e guiar o povo de Deus. A cor branca simboliza as águas do Batismo, nos remete à pureza e à verdade que a Palavra nos comunica.

A espada representa aqueles que doaram a própria vida pelo Evangelho de Cristo, para fazer a vontade do Pai. Tempos como exemplo os mártires que foram mortos pela espada: São João Batista, São Paulo e Santo Estanislau, padroeiro da Polônia. Também recorda São Miguel Arcanjo, que retrata o poder da Palavra de Deus, "pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes" (Hb 4,12). A cor vermelha realça o sacrifício exigido na missão, o sangue de Cristo que nos salva e o quadro de Jesus Misericordioso onde reluzem o branco e o vermelho presentes na bandeira da Polônia.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]