Região de Alice Springs – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vista aérea da paisagem da Austrália Central.

A Austrália Central (em inglês: Central Australia), também conhecida como Região de Alice Springs, é uma das cinco regiões do Território do Norte na Austrália. O termo Austrália Central é usado para descrever uma área centrada ao redor de Alice Springs. Às vezes a região é referida como Centralia, e da mesma forma, as pessoas da região às vezes são chamadas de centralians. A região está localizada na parte sul do Território do Norte que se estende do oeste na fronteira da Austrália Ocidental até leste na fronteira com Queensland.

Território da Austrália do Norte e da Austrália Central de 1927 a 1931.

George Pearce, ministro da Casa e dos Territórios do Parlamento Federal na década de 1920, afirmava que o Território do Norte era muito grande para ser governado adequadamente e, portanto, por um curto período de tempo, territórios separados como a Austrália do Norte e a Austrália Central passaram a existir.

A Austrália central e a Austrália do Norte, tinha seu próprio governo residente e administrativo, com sede em The Residency, Alice Springs. A divisão ocorreu ao longo da linha de 20 graus sul, até a fronteira sul australiana, e entrou em vigor em 1 de fevereiro de 1927 através da Lei da Austrália do Norte de 1926. No entanto, as mudanças duraram menos de cinco anos, e os territórios separados foram reanexados ao Território do Norte em 12 de junho de 1931.

Localização da Região de Alice Springs no atual Território do Norte.

A principal cidade da Austrália Central é Alice Springs, no entanto, a área do território também inclui todas as terras do deserto que cercam a cidade. Embora alguns desses municípios como Barrow Creek, sejam estações (fazendas), a grande maioria deles são comunidades aborígenes australianas. A região abrange uma área de 546.046 quilômetros quadrados o equivalente a 210.830 milhas quadradas, o que representa quarenta por cento do atual Território do Norte.

Abaixo estão as seguintes áreas do governo local que compõem a região:

  • Cidade de Alice Springs (cidade)
  • Região do Deserto Central (região)
  • Região de MacDonnell (região)
  • Yulara (cidade não incorporada)

Centro da Austrália

[editar | editar código-fonte]

Não existe um centro oficial da Austrália. O conceito intrigou várias pessoas desde o início precoce da exploração européia. O Monte Central Stuart, por exemplo, foi assim chamado porque se acreditava estar no centro geográfico da Austrália. Hoje, cálculos diferentes dão resultados variados, mas em geral, eles concordam que o centro do país está numa área dentro de 200 quilômetros ao sul de Alice Springs.

A população total da Austrália Central está estimada entre 51 e 60 mil habitantes. Alice Springs, é a principal área urbana da Austrália Central, é predominantemente anglo-celta australiana, com aproximadamente 25% de população aborígine, no entanto, as comunidades vizinhas que compõem a Austrália Central são quase exclusivamente aborígenes. No total, a população da região está entre 40% a 45% composta de aborígenes.

A região é muito seca e possui um clima tropical recebendo, em média, apenas 150 milímetros de chuva anualmente.[1]

Referências

  1. Laity, Julie J. (2009). Deserts and Desert Environments. [S.l.]: John Wiley & Sons. pp. 43, 45. ISBN 1444300741. Consultado em 8 de Novembro de 2012 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]