Central de Artesanato Mestre Dezinho – Wikipédia, a enciclopédia livre

Central de Artesanato Mestre Dezinho
Central de Artesanato Mestre Dezinho
Frontispício histórico da Central de Artesanato.
Informações gerais
Estilo dominante Eclético
Início da construção 1911
Geografia
País  Brasil
Cidade Teresina,  Piauí

A Central de Artesanato Mestre Dezinho, localizada em Teresina, é um espaço dedicado a produção, feitura artesanal e comercialização da arte do estado brasileiro do Piauí.


Seu nome é uma homenagem, por decreto estadual de 1994, a um dos mais importantes artesãos do Piauí, José Alves de Oliveira (Mestre Dezinho) morto no ano 2000 natural do município de Valença do Piauí , com um trabalho reconhecido nacionalmente, comumente chamado de Mestre por conseguir incentivar outros jovens e adultos a seguir sua profissão. Dezinho é um grande expoente da Arte Santeria do Piauí, o ofício é considerado hoje patrimônio imaterial pelo Iphan.

O edifício da sedia já foi Quartel da Polícia Militar do Piauí até 1978 e passou a abrigar a Central de Artesanato Mestre Dezinho na década de 1980, após passar por reforma. Ainda é possível visitar um um porão no prédio que foi utilizado como sala de tortura, durante o período da Ditadura Militar, e que ainda mantém preservada em seu acervo um guia histórico para aqueles que querem saber mais detalhes sobre o período da Ditadura no estado.[1]

Praça Pedro II (Teresina)

Referências