Chinchilas – Wikipédia, a enciclopédia livre
Chinchilas foi um grupo pioneiro da do rock psicadélico em Portugal, formado em 1964 por Filipe Mendes e que se manteve em actividade até 1971.
O nome do grupo reflecte, indirectamente, a influência da banda britânica The Animals. «Como gostávamos dos Animals, foi uma das influências, e como estavam na moda os casacos e as criações de chinchilas... e as miúdas achavam os bichinhos muito giros, ficámos Chinchilas», disse Filipe Mendes[1]
Da formação inicial dos Chinchilas faziam parte, além de Mendes (ao tempo com 16 anos), os músicos Alfredo José (15 anos, viola baixo), José Machado (14 anos, teclista) e Vítor Mamede (13 anos, bateria).
Em 1965, os Chinchilas venceram o Festival de Música Moderna da Costa do Sol e em 1966 ficaram em 6º lugar no Concurso Yé-Yé, realizado no Teatro Monumental, em Lisboa, por iniciativa do Movimento Nacional Feminino. Na eliminatória do Concurso, disputada a 06 de Novembro de 1965, ganha pelos Boys, de Coimbra, futuros Conjunto Universitário Hi-Fi, os Chinchilas ficaram em 2º lugar.
Referências
- ↑ Chinchilas no Ié-Ié por Luís Pinheiro de Almeida