Vende-se um Véu de Noiva – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vende-se um Véu de Noiva
Vende-se um Véu de Noiva
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 45 minutos
Criador(es) Íris Abravanel
Jaqueline Vargas
Yoya Wursch
Baseado em Véu de Noiva de Janete Clair
Desenvolvedor(es) SBT
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 177
Produção
Diretor(es) Del Rangel
Produtor(es) Diego Spinelli
Roteirista(s) Caio Britto
Carlos Marques
Fany Lima
Grace Iwashita
Gustavo Braga
Helly Aguiar
Raphael Baumgardt
Rita Valente
Tema de abertura "Um Novo Amor", Flávio Venturini
Exibição
Emissora original SBT
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 16 de junho de 2009 – 9 de janeiro de 2010
Cronologia
Programas relacionados Véu de Noiva

Vende-se um Véu de Noiva é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pelo SBT de 16 de junho de 2009 a 9 de janeiro de 2010, em 177 capítulos, substituindo Revelação e sendo substituída por Uma Rosa com Amor.

É uma versão da radionovela homônima Vende-se um Véu de Noiva de Janete Clair, que também inspirou a telenovela Véu de Noiva, escrita por Janete Clair para a Rede Globo em 1969.[1] Foi adaptada por Íris Abravanel, Jaqueline Vargas e Yoya Wursch, com a colaboração de Caio Britto, Carlos Marques, Fany Lima, Grace Iwashita, Gustavo Braga, Helly Aguiar, Raphael Baumgardt e Rita Valente, sob direção de Luís Antônio Piá e Rodolfo Silot, com direção geral de Del Rangel.[2]

Conta com Day Mesquita, Daniel Alvim, Elaine Cristina, Marcos Winter, Zé Carlos Machado, Thaís Pacholeck, Jiddu Pinheiro e Ana Carolina Godoy nos papéis principais.

A radionovela foi escrita na década de 60, originalmente para a Rádio Nacional. Janete Clair teve a inspiração ao ler um anúncio, Vende-se um véu de noiva, publicado num jornal carioca.[3][4][5] Influenciada pelo sucesso de Beto Rockfeller pelo jeito moderno e arejado, a direção da Rede Globo produziu a telenovela Véu de Noiva,[6] em 221 capítulos, entre 10 de novembro de 1969 a 27 de junho de 1970. Em 1971, a Televisa produziu uma versão mexicana intitulada Velo de novia, adaptada por Caridad Bravo Adams. Em 2003, a Televisa leva novamente a história ao ar, também chamada de Velo de novia.

Em 2009, Íris Abravanel conseguiu os direitos autorais para realizar um reboot da radionovela Vende-se um Véu de Noiva, escrita por Janete Clair, que já tinha inspirado a telenovela Véu de Noiva, também escrita por Janete Clair em 1969 para a Rede Globo. Na época, os contratos para as obras eram negociados sem exclusividade de poderem ser vendidos posteriormente. Íris Abravanel pensou em alterar o nome da novela para A Ilha do Profeta, porém preferiu manter o mesmo título da obra original.[7]

Primeira fase

[editar | editar código-fonte]

1981. No litoral paulista, Maria Célia Baronese e Rubens Baronese tinham tudo para serem felizes. A não ser com a chegada da prima de Maria Célia, Eunice. Logo pela primeira vez que a vê, Cora Baronese, tia de Rubens e sócia majoritária da empresa Baronese Pescados, alimenta certa desconfiança da moça. Maria Célia está grávida e Eunice tem um plano que tinha de tudo para ser perfeito. Um dia, Rubens faz uma viagem de negócios. Eunice aproveita a oportunidade e diz a prima que quer visitar A Ilha do Profeta. Sem comunicar Cora, Eunice, Maria Célia e a empregada, Isabel, fazem o passeio até a ilha. Fabrício Vilela, amigo e empregado de Rubens leva as três para Ilha do Profeta. Mas ao chegar lá, a bolsa de Maria Célia estoura e o plano de Eunice tem ação. Ela impede que haja comunicação com o Guarujá e após nascer o filho de Maria Célia, ela o toma de seus braços. Eunice manda a empregada Isabel matar a criança, só que Isabel a contraria e leva a criança para Maria Célia. Com medo, Maria Célia corre pela ilha. A moça acaba tropeçando e acaba se segurando em um penhasco. A criança fica salva e logo Maria Célia vê Fabrício. Desesperada, pede que ele cuide da criança. O fiel empregado dos Baronese promete cuidar do bebê. Maria Célia morre ao cair ao mar. Ao descobrir o ocorrido, Eunice faz com que Isabel se sinta culpada e a empregada deixa a mansão dos Baronese.

28 anos se passam desde o acontecimento na Ilha. Fabrício se casou com Rita, uma moça da região. Por amor a Fabrício ela aceita registrar Daniel Vilela, que não é nada mais nada menos que o filho de Rubens e Maria Célia. Apenas Fabrício e Rita sabem disso. Além disso o casal tem outra filha Eliana Vilela que está de casamento marcado. Daniel é apaixonado pela "irmã", fato que tenta lutar contra. Cora Baronese continua com desconfiança de Eunice que agora é casada com Rubens Baronese. Rubens e Eunice têm um filho, Gustavo Baronese, que é noivo de Marize Franco. Eliana Vilela está de casamento marcado com o mecânico Mário. O que ela não espera é que um trágico episódio mudasse sua vida. Após o casamento, Mário e Eliana sofrem um acidente onde outro carro está envolvido. No outro carro está Gustavo Baronese que decide pagar todas as despesas de Eliana. Gustavo é apaixonado por Eliana, o que provoca a revolta de Eunice e o ciúme de Marize. Orgulhosa, Eliana não aceita a ajuda de Gustavo e passa a desprezá-lo. Então ela decide colocar seu véu de noiva à venda pela internet. Eunice descobrirá que Daniel é filho de Maria Célia e Rubens, e para que não tenha que dividir o dinheiro de Rubens, fará de tudo para que Daniel fique longe da família Baronese. Já Marize fará de tudo para impedir que Gustavo fique com Eliana. Todavia, Gustavo fará o possível para conquistar Eliana, que após o episódio do acidente, passou a desprezá-lo.

Praia das Pitangueiras um dos cenários da novela.

Em setembro de 2008, o SBT adquiriu todas as obras radiofônicas de Janete Clair, que consistiam em 35 textos para adaptações[8].

A primeira radionovela que a emissora decidiu adaptar foi Vende-se um véu de noiva. Ficou decidido que a adaptação ficaria a cargo de Iris Abravanel[9].

A trama teve título provisório de A Ilha do Profeta. Porém o nome não agradou à direção do SBT, que decidiu manter o nome original[10].

A telenovela tinha previsão de 188 capítulos,[11] cada capítulo custou R$ 180 mil[12] e a primeira telenovela do SBT a ser captada e exibida em Full HD.[2] Nos seis primeiros capítulos, passados na década de 80, foi utilizado a técnica colorimetria.

Ambientada no Guarujá, na Praia do Perequê,[13] no litoral paulista,[11] as principais locações foram centradas na cidade do Guarujá, explorando praias e ilhas. A Ilha dos Arvoredos, frente à praia de Pernambuco, foi um dos cenários. Uma casa de campo em Itatiba, interior de São Paulo,[13] também foi palco de um dos núcleos do folhetim. O restante das filmagens foram feitas nos estúdios 7, 8 e na cidade cenográfica na sede do SBT, o CDT da Anhanguera, em Osasco, São Paulo.[14][12] Suas gravações tiveram início em Abril e foram encerradas em Outubro, de 2009.

A abertura foi feita numa piscina com uma modelo e com a ajuda do presidente Roberto Faissal da Associação Brasileira de Cinematografia.[15]

A telenovela contou com a participação do apresentador Ratinho, interpretando um poderoso advogado[16] e de Carlos Alberto de Nóbrega vivendo o irmão de Zé Moréia (Antonio Petrin). A apresentadora Hebe Camargo também fez uma participação na novela como uma membro da A.M.E. (Associação das Mulheres Encalhadas).[17]

Com o fracasso do folhetim anterior o SBT partiu para Vende-se um Véu de Noiva com muitas estratégias. Em suas chamadas o apresentador César Filho exaltava a qualidade da trama afirmando que era melhor que as novelas da Rede Globo e Record.[18]

Com meta 10 pontos, Vende-se um Véu de Noiva registrou 5 pontos de audiência na sua estreia.[19] O primeiro capítulo foi alvo de críticas e elogios de Patrícia Kougut do jornal O Globo: "A novela adaptada por Íris Abravanel da história original de Janete Clair é um concentrado de diálogos mal amarrados e interpretações amadorísticas. A história, pelo menos neste primeiro capítulo, pareceu cheia de clichês, o que, num dramalhão, não seria demérito não fosse o resultado confuso e quase colegial."

Ao decorrer da trama, a novela obteve uma média de 4 pontos oscilando entre 3 e 5. Índices considerados insatisfatórios pelo SBT. [20]

No capítulo exibido em 6 de novembro de 2009 a trama conseguiu 4 pontos, ficando atrás de Poder Paralelo da Record TV, e Rede Globo que exibia o seriado A Grande Família no horário.[21] No dia 28 de agosto de 2009 a trama alcançou 4 pontos, ficando novamente atrás da Record TV e Rede Globo

No capítulo exibido no dia 16 de outubro de 2009, o folhetim registrou uma péssima audiência de 3 pontos.

Com audiência pífia, a direção do SBT decidiu encurtar a telenovela reeditando e compactando capítulos que já haviam sido gravados para antecipar a exibição do último capítulo.

No antepenúltimo capítulo exibido em 7 de janeiro de 2010, a trama reagiu registrando 7 pontos de audiência. Ficando atrás somente de Poder Paralelo que marcou 12 pontos e da minissérie Dalva e Herivelto com 30 pontos.[22]

Em seu último capítulo exibido em 9 de janeiro de 2010, a novela obteve 7 pontos de audiência com picos de 10. [23]

Vende-se um Véu de Noiva teve uma média de 4 pontos de audiência, sendo considerada um grande fracasso.

Intérprete Personagem
Day Mesquita Eliana Vilela
Daniel Alvim Gustavo Baronese
Elaine Cristina Eunice Baronese
Marcos Winter Dr. Homero Reis
Ana Carolina Godoy Marize Franco
Zé Carlos Machado Rubens Baronese
Thaís Pacholek Renata Onofre
Maria Célia (1ª. fase)
Jiddu Pinheiro Daniel Vilela / Rubens Baronese Filho
Sérgio Abreu Leonardo Carvalho
Marcela Muniz Jaqueline Gusmão (Jackie)
Tânia Bondezan Rita Vilela
Roberto Lopes Fabrício Vilela
Maria Estela Srª. Cora Baronese
Douglas Aguillar Lúcio Salvador (Marujo)
Maristane Dresch Yasmin Jamba
Antonio Petrin Zé Moréia
Bukassa Kabengele Ulisses Jamba
Renata Zhaneta Irani Jamba
Felipe Cardoso Flávio Marques
Cláudia Mello Glória Onofre
Moacyr Franco Walter
Anastácia Custódio Isabel Ribeiro
Ernando Thiago Josias Ribeiro
Janaína Lince Priscila Amaral
Velson D'Souza Cauã Jamba
Rafael Fernandes Téo Moreira
Maurício de Barros Ney Rocha
Ilana Kaplan Daura
Veridiana Toledo Patrícia
Marcelo Saback Roberto
Ariel Moshe Clodoaldo / Clóvis
Alexandre Bacci Tobias
Saulo Meneghetti Felipe[24]
Nábia Vilela Maria das Graças
Daniela Franco Cida
Caroline Molinari Manuela Marques
Marcelo Arnal Ricardo
Rafael Formenton Ricardo Pedreira
Thomaz Costa Lucas
Felipe Severo Quinzinho
Rayana Vidal Bruna

Participações especiais

[editar | editar código-fonte]
Intérprete Personagem
Nando Rodrigues Rubens (jovem)
Samantha Dalsoglio Eunice (jovem)
Hebe Camargo Santa Chanel
Talita Castro Cristina Medeiros
Fábio Villa Verde Mário
Cristina Sano Drª. Wilma
Guilherme Lopes Klaus
Lívia Andrade Luciana
Patrícia Salvador Monica
Ratinho Dr. Caetano[25]
Christina Rocha Evinha Medeiros
Carlos Alberto de Nóbrega Juca Moréia[26]
Marcelo Batista Ulisses (jovem)
Márcia de Oliveira Isabel (jovem)
Ronaldo Oliva Zé Moreia (jovem)
Cristina Rio Branco Irani (jovem)
Elam Lima Fabrício (jovem)
Wanessa Morgado Rita (jovem)
Gabriel Miziara Clóvis (jovem)
Fabianna Brazil Andressa Carla
Daniel Morozetti Rafael
Alejandra Sampaio Dedina
Fábio Saltini Montanha
Vinícius Ricci Flávio
Fernando Patau Delegado Marcondes
Lara Córdula Drª. Amanda
Thiago Giacomini Léo
Cris Poli Ela mesma
Isabela Fiorentino Ela mesma
Arlindo Grund Ele mesmo
Eliana Ela mesma[27][28]

Trilha sonora

[editar | editar código-fonte]

Músicas do CD

[editar | editar código-fonte]
Vende se um Véu de Noiva
Vende-se um Véu de Noiva
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2009
Gravação 2009
Gênero(s) Trilha sonora
Idioma(s) Português
Formato(s) Físico
Gravadora(s) Radar Records
SBT Music

Capa: Dayenne Mesquita e Daniel Alvim

  1. Um Novo Amor - Flávio Venturini
  2. Over the Rainbow - Thaeme Mariôto
  3. You Are Everything - Shirley Carvalho
  4. Vem Morar Comigo - Cidade Negra
  5. Você Foi Atriz - Eduardo Costa part. Bruno & Marrone
  6. Versos Simples - Chimarruts
  7. Esperando Aviões - Vander Lee
  8. You Make Me Feel Brand New - Simply Red
  9. El Gran Desfile - Los Pericos
  10. Rua do Sosego - Muamba Bitt
  11. Noiei - ID3
  12. In Your Arms - Claudia Albuquerque
  13. Retrato em Preto e Branco - Chico Buarque
  14. Felicidade Não Espera - Ronny & Rangel
  15. Dias de Sol - Cheiro de Amor
  16. Não Custa Tentar - Pedro Nassif
  17. Pérola - Alma Serrana
  18. Doce Mel - Cyz
  19. Pout-Pourri - Dom Quirino

Todas as Músicas da Novela

[editar | editar código-fonte]
  1. Um Novo Amor - Flávio Venturini (tema de abertura)
  2. El Gran Desfile (Fico Assim Sem Você) - Los Pericos
  3. Esperando Aviões - Vander Lee -
  4. In Your Arms - Cláudia Albuquerque -
  5. Na Rua do Sossego - Muamba Bitt
  6. Banho de Lua - Celly Campello
  7. Retrato em Preto e Branco - Chico Buarque
  8. Vem Morar Comigo - Cidade Negra
  9. Versos Simples - Chimarruts
  10. You Are Everything - Shirley Carvalho
  11. Somewhere Over The Rainbow - Israel Kamakawiwo'Ole
  12. Em Cada Nuvem Lá do Céu - Nathália Siqueira
  13. Dias de Sol - Cheiro de Amor
  14. Visitar a Rede - Moacyr Franco
  15. Quando eu Noiei - ID3 [29]
  16. Até o fim - Banda Strike[29]
  17. onde eu errei- Bruno Miguel

Exibição internacional

[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. XAVIER, Nilson. «Vende-se Um Véu de Noiva. Bastidores». Teledramaturgia. Consultado em 18 de outubro de 2023 
  2. a b «"Vende-se um Véu de Noiva" estreia nesta terça-feira no SBT». Folha de S.Paulo. UOL. 16 de junho de 2009. Consultado em 19 de junho de 2018 
  3. Ferreira, Mauro; Coelho, Cleodon (2003). «Capítulo 6 - Véu de Noiva - Pág. 45». Nossa Senhora das Oito: Janete Clair e a evolução da telenovela no Brasil. [S.l.]: Mauad Editora Ltda. 148 páginas. ISBN 85-7478112-6 
  4. Keila Jimenez (24 de janeiro de 2009). «SBT inicia produção de Janete Clair». Estadão. Consultado em 19 de junho de 2018 
  5. «#JaneteClair: Véu de Noiva inovou ao retratar na TV a realidade brasileira». Rede Globo. Globo.com. 2 de julho de 2011. Consultado em 19 de junho de 2018 
  6. André Santana (10 de novembro de 2017). «Há 48 anos, estreava a clássica Véu de Noiva». Observatório da Televisão. UOL. Consultado em 19 de junho de 2018 
  7. Daniel Castro (26 de abril de 2009). «O Profeta da Ilha». Outro Canal. Folha de S.Paulo. Consultado em 4 de maio de 2014 
  8. «SBT compra toda obra radiofônica de novelista Janete Clair». Folha Ilustrada. 4 de setembro de 2008. Consultado em 6 de janeiro de 2018 
  9. «Mulher de Silvio Santos adapta Janete Clair». Folha Ilustrada. 8 de outubro de 2008. Consultado em 6 de janeiro de 2018 
  10. «Revelação boicotada». Estadão. 24 de abril de 2009. Consultado em 6 de janeiro de 2018 
  11. a b Bruno Lofreta (10 de junho de 2009). «"É difícil chegar perto", diz Íris Abravanel sobre adaptação de Janete Clair». Folha de S.Paulo. UOL. Consultado em 19 de junho de 2018 
  12. a b «Elenco de "Vende-se um Véu de Noiva" mostra bastidores da novela do SBT; veja vídeo». UOL. 12 de julho de 2009. Consultado em 19 de junho de 2018 
  13. a b Paulo Ricsrdo Moreira (30 de abril de 2009). «Próxima novela do SBT tem gravação na praia e triângulo amoroso». Jornal do Brasil. Consultado em 19 de junho de 2018 
  14. «Acompanhe um dia de gravações de "Vende-se Um Véu de Noiva"». Bem Paraná. 14 de julho de 2009. Consultado em 19 de junho de 2018 
  15. Alline Dauroiz (9 de agosto de 2009). «'Vende'se um véu de noiva': trabalho duro até debaixo d'água». Estadão. Consultado em 19 de junho de 2018 
  16. «Ratinho grava suas primeiras cenas como ator em "Vende-se um Véu de Noiva"». UOL. 14 de julho de 2009. Consultado em 6 de janeiro de 2018 
  17. «Hebe fará participação em 'Vende-se um Véu de Noiva'». Estadão. 20 de julho de 2009. Consultado em 6 de janeiro de 2018 
  18. «QUE CHAMADA É ESSA?». Jornal do Brasil. 3 de junho de 2009 
  19. «'Vende-se véu de noiva' estreia com direito a banho de rio e topless». Extra Online. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  20. «Blog RDN - Audiência da TV - Bom De Ler!». Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  21. OFuxico. «Audiência: Saiba o ranking das emissoras de TV aberta, na quinta-feira (5)». www.ofuxico.com.br. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  22. «'Dalva e Herivelto' ganha dois pontos e deixa Globo com 30». Terra. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  23. OFuxico. «Audiência: Último capítulo de Uma Rosa com Amor supera a antecessora». www.ofuxico.com.br. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  24. «Saulo Meneghetti comemora ótima fase e fala da expectativa de "Escrava Mãe"». Campo Grande Notícias. Consultado em 16 de julho de 2016 
  25. «Ratinho participa de Vende-se Um Véu de Noiva». SBT. 19 de julho de 2009. Consultado em 19 de junho de 2018 
  26. «Hebe será encalhada em Vende-se um Véu de Noiva». Clic RBS. Consultado em 11 de maio de 2019 
  27. «Eliana interpreta ela mesma em novela do SBT». R7. 14 de outubro de 2009. Consultado em 19 de junho de 2018 
  28. «Eliana interpreta ela mesma em "Vende-se um Véu de Noiva"». A Tarde. UOL. 28 de outubro de 2009. Consultado em 19 de junho de 2018 
  29. a b http://www.sbt.com.br/veudenoiva/trilhasonora

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]