Wikipédia:O que os administradores não são – Wikipédia, a enciclopédia livre
Esta é uma página informativa. Ela descreve a prática estabelecida da comunidade sobre algum ou mais aspetos das normas e costumes da Wikipédia e que foram considerados consensuais pela comunidade. Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto. |
Os administradores não têm privilégio editorial sobre nenhum outro editor, nem são editores-chefes.
Desta premissa derivam:
- Não são donos da Wikipédia.
- Não são empregados da Wikipédia.
- Não têm autoridade de qualquer tipo, além da que qualquer wikipedista tem.
- Não são responsáveis pela elaboração das normas; as normas da Wikipédia são escritas entre todos os wikipedistas, por consenso.
- Não são os únicos que podem lutar contra vândalos, consertar erros, e outras tarefas de manutenção. Isso é tarefa de todos os wikipedistas, sem exceção.
- Não são a elite dos wikipedistas.
- Não decidem o que se deve apagar ou não, nem a quem se bloqueia ou não. Isso é definido pela política da Wikipédia e pela própria comunidade.
- Não têm nenhuma responsabilidade legal, de representação da Wikipédia, além da que qualquer wikipedista tem.
- Não são infalíveis, nem seus atos estabelecem precedentes.
- Não têm poder de veto, nem capacidade de decisão maior do que a de qualquer wikipedista.
O descumprimento da regra geral de que um administrador não pode se colocar acima das decisões da comunidade é motivo válido para apresentação de um pedido de destituição de cargo em Wikipedia:Pedidos de administração#Desnomeações do estatuto de administrador.