Yakov Permyakov – Wikipédia, a enciclopédia livre

Yakov Permyakov
Nascimento século XVII
Morte 1712
Cidadania Czarado da Rússia
Ocupação explorador

Yakov Permyakov (em russo: Яков Пермяков) (?- 1712) foi um navegador, explorador e comerciante russo, que pertencia ao povo cossaco.

Localização da baía do rio Yana, em cujas águas congeladas foi assassinado Yakov Permyakov.

Em 1710, enquanto navegava do rio Lena até ao rio Kolyma, Permyakov observou a silhueta de umas ilhas então desconhecidas no mar em duas ocasiões distintas. Uma era Bolshoy Lyakhovsky e a outra as ilhas Medvyezhi (os nomes só foram atribuídos muitos anos depois).

Em 1712, Permyakov e o seu companheiro Merkuri Vaguin cruzaram sobre o gelo a baía do Yana. Partindo da foz do rio Yana, chegaram até à ilha Bolshoy Lyakhovsky e exploraram a então desconhecida ilha.

Durante o regresso desta exploração, os membros da expedição provocaram um motim. Permyakov e Vaguin foram assassinados sobre o gelo da baía. Os cossacos tomaram o cadáver de Permyakov e incineraram-no. Não se sabe o que fizeram com as cinzas, mas os restos mortais do navegador nunca foram encontrados.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Yakov Permyakov».