Escola Superior de Propaganda e Marketing – Wikipédia, a enciclopédia livre

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ESPM
Lema O inusitado em constante movimento
Fundação 1951
Docentes 628
Total de estudantes 9.700
Graduação 7.000
Pós-graduação 2.700
Afiliações Faubai
Página oficial www.espm.br

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) é uma Instituição de ensino superior do Brasil fundada em 1951, situada em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. A escola tem cerca de 10.000 alunos de graduação e pós-graduação e mais de 600 professores. A Escola possui os seguintes cursos de graduação: Administração, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Sistema de informação.

A Instituição é tida como a principal faculdade de Marketing e Publicidade e Propaganda do Brasil e tem como missão "Formar líderes capazes de transformar negócios". O curso de publicidade da ESPM-SP é primeiro colocado no Ranking Universitário da Folha pela avaliação do mercado, e terceiro colocado pela avaliação de ensino.

Em outubro de 2024, com a queda no número de alunos, a ESPM anunciou o encerramento dos cursos de graduação em Porto Alegre, mantendo os cursos de pós-graduação, extensão e educação executiva.[1]

Entidades Estudantis

[editar | editar código-fonte]

A ESPM São Paulo possui as seguintes entidades estudantis:

  • Arenas ESPM: Uma agência experimental de publicidade.
  • Associação Atlética Acadêmica ESPM: A Atlética ESPM, fundada em 1991, é a entidade responsável por promover o esporte dentro e fora da instituição, organizando eventos esportivos internos e externos, como o Economíadas e o IntegraMix, entre outros eventos interfaculdades. Além disso, organiza também eventos sociais e acadêmicos.
  • Centro Acadêmico 4 de Dezembro (CA4D): Entidade estudantil que representa os estudantes de Ciências Sociais e do Consumo, Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da ESPM.
  • Design Lab: Uma estrutura exclusiva do curso de Design, que oferece aos estudantes a chance de aprimorar projetos destinados a clientes externos.
  • Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos (DAGR): Entidade estudantil que representa os estudantes de Administração, Relações Internacionais e TECH.
  • ESPM Jr.: Uma das primeiras empresas juniores do Brasil, fundada em 1991, é uma consultoria formada pelos alunos da faculdade e especializada e referência em soluções de Marketing e Comunicação entre as EJs do Brasil. Atende empreendedores e empresas reais, dos mais variados tamanhos.
  • Global Jr.: Empresa júnior do curso de Relações Internacionais, gerenciada por estudantes e orientada por professores. Encurta as distâncias entre empresas e mercado, por meio de consultorias.
  • ESPM Social: Desenvolve gratuitamente projetos para ONGs, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
  • Portal de jornalismo: Núcleo simulando uma redação, formada por estudantes de jornalismo.
  • TV Pixel: Entidade na qual os estudantes exploram as áreas de criação e audiovisual se reunindo para produzir e veicular semanalmente vídeos sobre os principais eventos e acontecimentos da ESPM.
  • Risk Analysis for International Affairs (RAIA): Grupo de pesquisa do curso de Relações Internacionais, que fornece análises sobre o impacto de riscos nos negócios internacionais, desenvolvendo metodologias próprias para mapear e analisar riscos globais, elaborar estudos sobre conjuntura internacional e organizar eventos sobre o tema.

Ex-Alunos Ilustres

[editar | editar código-fonte]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
  1. Reckziegel, Arthur (30 de outubro de 2024). «ESPM encerra todos cursos de graduação no campus da Capital». Jornal do Comércio (112): 24